Mais do que uma simples universitária



A Diana Catarina Ribeiro Ferreira tem 19 anos e estuda ciências da comunicação, na vertente de jornalismo, na Universidade Lusófona do Porto. Esta menina sempre foi uma apaixonada pela escrita, o que originou aos seus 15 anos o lançamento de dois livros, nomeadamente, “Our demons” em março de 2016 e “Sete dias” em dezembro, do mesmo ano.

A estudante Diana Ferreira tem 19 anos e é natural de Lordelo, uma freguesia que pertence ao conselho de Paredes. Atualmente, encontra-se no terceiro ano da licenciatura de ciências da comunicação, na vertente de jornalismo, na Universidade Lusófona do Porto, para onde viaja todos os dias.

Diana não tem uma vida facilitada devido ao reduzido horário do transporte público (autocarro) que utiliza para se dirigir para a universidade, sendo que, para além dos poucos autocarros demora em média uma hora e meia a chegar à sua residência.

Ao longo da conversa, percebe-se que Diana é uma aluna muito aplicada e que não desperdiça o seu tempo, pois referenciou, “Quando faço a viagem de autocarro de manhã venho a descansar, no entanto, quando vou embora aproveito para adiantar trabalhos, para rever, como editora, os trabalhos do infomedia e também para ler.”

Durante a entrevista, perguntamos também vários aspetos de cariz pessoal, nomeadamente o que costuma fazer nos seus tempos livres. Diana respondeu logo, “Nos meus tempos de livres estudo, leio porque é uma forma de viajar, visto que, neste momento não tenho essa facilidade. Também estou com os meus amigos e namorado que me ajudam a sair da rotina e desanuviar.”

A docente desde muito nova já sabia que a área por qual queria envergar seria comunicação, por isso, quando chegou ao décimo segundo ano candidatou-se à universidade de letras do Porto em ciências da informação, e entrou. No entanto, como não era um curso muito prático tomou a decisão de deixar a sua vaga para outra pessoa. Descontente, candidatou-se à Universidade Lusófona do Porto, ao seu curso de sonho, jornalismo, com o objetivo futuro de, “Pretendo trabalhar numa redação ou fazer reportagens, são as áreas que mais gosto e por isso, adorava estagiar na RTP ou no Jornal de Notícias.” Por fim, Diana confidência que o que mais gosta nesta instituição são os professores e as amizades que realizou, todavia, refere “O que mudava neste curso é que os elementos práticos estão todos a ser praticados agora neste último ano, o que acho é que devia acontecer desde o início.”

Uma curiosidade acerca de Diana é que é escritora de dois livros juvenis, nomeadamente, “Our demons”, escrito em três meses contendo mais de quinhentas páginas, e “Sete dias”, publicados no mesmo ano, 2016. A oportunidade do lançamento destes livros surgiu depois da jovem começar a escrever na plataforma digital Wattpad como fã de boy bands, foi reconhecida por mais de quinze mil seguidores, dos quais Diana tem muito orgulho! Revela também, “Outro trabalho que me daria gosto de realizar seria trabalhar numa livraria ou mesmo trabalhar numa editoria, o mundo da literatura fascina-me!”


















Diana é uma menina fantástica e inspiradora que criou uma conta de Instagram dedicada a esta paixão pelos livros, nomeada “Contoiponto”, que para ela “É uma forma de partilhar as minhas experiências literárias.”

Deste modo, conclui-se que esta jovem é um exemplo de trabalho e dedicação que com certeza irá atingir os seus objetivos.




Fonte das fotografias: Diana Ferreira 


Comentários