Payva D'Ouro

Iluminação da Igreja, onde se observa os espetadores e à direita a orquestra e o coro da Academia de Música de Castelo de Paiva


Posteriormente ao sucesso de “Todos a Payva”, em julho de 2017, António Capelo regressa à Bienal de Cultura de Castelo de Paiva com “Payva D’Ouro”.

O espetáculo sucedeu-se, ontem, dia 19 de julho na praça central de Paiva, foi um evento multidisciplinar, enquadrando profissionais do Teatro do Bolhão, os alunos da ACE (Academia Contemporânea de Espetáculo) e membros da Comunidade de Paiva (indivíduos, associações e grupos informais). É de salientar também a parceria com a Academia de Música de Castelo de Paiva, dado que, o coro e a orquestra atuaram ao vivo em “Payva d’Ouro” interpretando músicas do Cancioneiro Popular da região.

    Este acontecimento foi uma homenagem à comunidade da região de Castelo de Paiva, através da demonstração da sua identidade e da memória coletiva dos seus povos e construiu-se a partir da presença do rio e da sua relação orgânica com a terra e a coletividade. Neste todo, o Rio foi o símbolo do ponto de partida e de chegada, espaço de viagem, caminho, de trabalho e de vivência quotidiana. Sendo que, foi referido também, como a “porta mágica” para outros tempos. Assim sendo, o teatro, a dança, o circo, a música e o canto juntaram-se e habitaram fachadas, varandas e janelas do largo, num espetáculo interessante e divertido com cerca de 400 participantes, cujo orgulhou todos que nesta noite lá passaram.

    A ocorrência transportou a população para o antigamente, mostrando-lhes todo o sucedido naquela região, como as pessoas viveram desde aquelas que tiveram de emigrar, aqueles que ficaram na sua cidade e realizaram atividades como a agricultura.


Orquestra e coro da Academia de Música de Castelo de Paiva

Início da apresentação com os marujos 

Início da apresentação com os marujos 

Início da apresentação com os marujos

Pescadores

Emigrantes

Emigrantes

Emigrantes

Militares

Início da passgem dos bois - Agricultura

Finalização do Evento com a Exposição do Barco "Payva D' Ouro" na câmara de Castelo de Paiva



Comentários